CPA

Comissão Própria de Avaliação

É a comissão responsável por planejar, organizar e aplicar a avaliação interna da Instituição de Ensino Superior.

A CPA é prevista na Lei n° 10.861, de 14/04/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e determinou que as Instituições de Ensino Superior instalem suas próprias comissões avaliativas.  

– Promover o autoconhecimento da Instituição.

– Elaborar o Relatório de Avaliação Institucional, baseado nos cinco eixos temáticos preconizados pelo SINAES.

Com lastro na Lei n° 10.861, de 14/04/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, o Ministério da Educação estabeleceu, ainda em 2004, as diretrizes para Avaliação da Educação Superior, tendo como objetivos principais a melhoria da qualidade do ensino superior e garantir maior importância às atividades de cada instituição educacional.

A autoavaliação é um processo contínuo, por meio do qual a Instituição constroi conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para o aprimoramento educacional e alcançar maior relevância social. Constitui-se em condição fundamental para a melhoria do planejamento e da gestão da Instituição, uma vez que propicia a constante reorientação de suas ações.

Trata-se de um importante instrumento para a tomada de decisão e dela resulta a possibilidade de uma auto análise entre a missão e as políticas institucionais implementadas, bem como, gera uma autoconsciência nos membros da comunidade acadêmica, acerca de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e também para o futuro.

Reproduzir vídeo

Saiba Mais Sobre a CPA

AUTOAVALIAÇÃO

Conduzida pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA) que objetiva avaliar a Instituição como uma totalidade integrada, possibilitando a auto-análise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais desenvolvidas. Assim, acredita-se alcançar a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional; gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, desafios para o presente e o futuro, determinando mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.

AVALIAÇÃO EXTERNA

Conduzida pelo Ministério da Educação, por meio do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e de avaliação in loco realizada por comissões de especialistas, nomeadas pelo INEP/MEC, que avaliam 5 eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura Física.

Etapas da Avaliação Institucional
Membros da CPA

Prof. Elwys Ferreira

(Presidente)

Profª. Rosário Marques

(Docente)

Profª. Eridan Reis

(Docente)

Profª. Aracy Magalhães

(Docente Suplente)

Meyryjanes Almeida

(Técnico-Administrativo)

Nadian Santos

(Técnico-Administrativo Suplente)

Ronny da Cruz

(Discente)

José Ferreira Júnior

(Discente Suplente)

Suellen Maia

(Sociedade Civil)

Registros de Ações da Comissão Permanente de Avaliação (CPA)
DOCUMENTOS