Contando com alunos de diversas cidades do Maranhão, como Joselândia, Esperantinópolis, Santa Inês, Paço do Lumiar, Gov. Luiz Rocha e da capital, São Luís, bem como de Parnaíba, no estado do Piauí, a 12ª turma da pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia foi iniciada com sucesso na última sexta-feira, 7 de março.
A aula inaugural abordou o tema “Enfermeiro Estomaterapeuta Como Educador e Administrador” e foi ministrada pela professora estomaterapeuta e atual coordenadora do curso, Cleidimar Cutrim, que possui mestrado em Saúde Pública e diversas especializações, além de ter registro na Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e na Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).
Ao comentar sobre as suas primeiras impressões sobre o curso, a aluna Ruth Silva afirmou que “é muito importante ser bem recepcionado, ser bem recebido e contar com profissionais que vão agregar ao nosso conhecimento para prestar um serviço melhor aos nossos pacientes. A Estomaterapia tem um papel muito importante no cuidado, e é isso que a gente quer, qualidade no cuidado, e a Faculdade Gianna Beretta vai proporcionar isso para a gente e aos nossos pacientes futuramente”.

A pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia da Faculdade Gianna Beretta, que é realizada desde o ano de 2007 e já propiciou a formação de centenas de estomaterapeutas, apresenta os mais altos padrões científicos e pedagógicos, habilitando os profissionais para desenvolver ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, com foco na qualidade de vida e inserção social.
A especialidade é uma das mais procuradas atualmente na Instituição, visto que amplia de maneira significativa as oportunidades de emprego ao qualificar o profissional da enfermagem para prestar assistência integral a pacientes adultos e pediátricos portadores de estomias, feridas agudas ou crônicas, fístulas, catéteres, drenos e incontinências, habilitando-o ainda para a prescrição de cuidados com a pele, superfície de suporte e demais medidas de preservação da integridade cutânea.

O curso, que é reconhecido pelo MEC e com registro garantido no Coren/Cofen, oferece estágios supervisionados e capacita o profissional para inserção imediata no mercado de trabalho. O próximo módulo, que abordará o tema “Enfermeiro Estomaterapeuta Na Prática Profissional e Pesquisador”, está confirmado para os dias 4 e 5 de abril, sendo ainda permitido o ingresso de novos alunos.
Com emissão imediata do certificado, tão logo ocorra a conclusão do curso, a Faculdade Gianna Beretta já formou centenas de estomaterapeutas, propiciando a esses profissionais a oportunidade de atuar na área mais valorizada e promissora da Enfermagem.
Clique aqui e confira o cronograma completo da 12º turma.