Como parte das atividades acadêmicas do curso de graduação em Gestão Hospitalar, foi realizada, na última quarta-feira, 11/06, uma sessão especial de apresentação dos filmes “Quem Matou João” e “Relatório Final”, curtas-metragens produzidos pelo professor Marconi Franco e que contaram com a participação de alunos dos 3º e 5º períodos do curso.
O filme “Quem Matou João”, que foi realizado como uma atividade proposta no contexto da disciplina “Legislação Aplicada à Gestão Hospitalar”, explora uma narrativa, dolorosa e realista, sobre as consequências da negligência, da imperícia e da desumanização no atendimento à saúde, que culminam na perda irreparável da vida de uma criança.
Participaram desse trabalho os alunos Amanda Santos, Andrey Santos, Claudine Collins, Diogo Oliveira, Emanuelle Oliveira, Erlândia Reis, Júlia Gomes, Lilian Praseres e Sabrina Sousa.
Já o curta-metragem “Relatório Final”, realizado como atividade da disciplina “Auditoria Hospitalar”, é uma sequência do primeiro filme e mostra o trabalho de auditores que, com seriedade, levantam os erros cometidos e cobram respostas daqueles que deveriam ter garantido segurança e dignidade no atendimento.
Este segundo episódio contou com as participações dos alunos Albert Magalhães, Flora Silva, Francisca Vale, Lauryen Nogueira, Mayara Fonseca, Márdja Cristiane, Renata Alves, Rômulo Paiva, Salomão Souza, Thiago Lisboa e Valéria Santos.
Ao avaliar o resultado dos trabalhos, o professor Marconi Franco afirmou “que a sétima arte pode ser uma ferramenta poderosa para o aprendizado, e é por isso que não hesito em usar o cinema como recurso pedagógico com meus alunos. Quero agradecer à Faculdade Gianna Beretta por acreditar nessa modalidade de ensino e permitir que áreas da faculdade se transformassem em verdadeiros sets de filmagem. É um prazer trabalhar em um ambiente que valoriza a inovação e a arte”, finalizou ele.



