Gianna Beretta possuía um forte vínculo com o estado do Maranhão, visto que seu irmão, padre e médico Alberto Beretta, atuou por muitos anos na cidade de Grajaú (terra natal da diretora geral da Faculdade Gianna Beretta, profª Célia Rezende), onde até hoje é lembrado pelo seu significativo trabalho social.
Filha do casal Alberto Beretta e Maria de Micheli, nasceu em Magenta, Itália, no dia 4 de outubro de 1922. Em 30 de novembro de 1949, formou-se em medicina.
Especializou-se em pediatria, mas freqüentou a Clínica Obstétrica Mangiagalli, pois, por seu grande amor às crianças e às mães, pretendia unir-se ao seu irmão, padre Alberto Beretta, médico e missionário no Brasil que, com a ajuda do seu outro irmão engenheiro, Francesco, construiu um hospital na cidade de Grajaú, no Estado do Maranhão. Gianna, por sua saúde frágil, foi desaconselhada a vir para o Brasil.
Em 24 de setembro de 1955, casou-se com o engenheiro Pietro Molla, com quem teve quatro filhos: Pierluigi, Maria Zita, Laura e Gianna Emanuela.
Na última gestação, aos 39 anos, descobriu que tinha um fibroma no útero. Três opções lhe foram apresentadas naquele momento: retirar o útero doente, o que ocasionaria a morte da criança; abortar o feto; ou, a mais arriscada, submeter-se a uma cirurgia de risco e preservar a gravidez. Não hesitou: submeteu-se à cirurgia no dia 6 de setembro de 1961.
No dia 21 de abril de 1962, nasceu Gianna Emanuela, a quem teve por breves instantes em seus braços. Gianna Beretta faleceu em 28 de abril de 1962.
Av. Jerônimo de Albuquerque, 1100 - Bequimão
São Luís-MA - CEP 65060-645
Direitos Reservados 2006 - 2020 Faculdade Gianna Beretta