Sexta-feira - 13/09/2019 - 20:23h
Campanha “Setembro Amarelo” chama atenção para a problemática do suicídio
Material de divulgação da campanha
O suicídio é considerado um problema de saúde pública no Brasil, visto que as ocorrências têm aumentado, sobretudo entre a população mais jovem. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. No Brasil, já é a quarta maior. Dados da OMS indicam que, diariamente, cerca de 32 brasileiros tiram a própria vida.
Essa estatística despertou o interesse de estudiosos, organizações e empresas que, cada vez mais, procuram sensibilizar a sociedade sobre o tema. Com esse propósito, foi criada a campanha “Setembro Amarelo” que, neste ano, alude ao slogan “#ComoVaiVocê?”. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro e, com isso, passou-se a desenvolver inicativas durante todo o mês, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância dessa discussão.
Segundo a OMS, nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Para tanto, é fundamental a prevenção, a partir de assistência e atenção adequadas. Para a Organização, a principal medida preventiva é a educação, instrumento que propicia o debate aberto da problemática, de modo que não haja receio de se falar sobre o assunto.
A mobilização de combate ao suicídio aumenta a cada ano e ocorre de diversas formas, seja com ações informativas em empresas, com órgãos públicos tendo as fachadas iluminadas de amarelo, ou mesmo com cada pessoa, individualmente, se mobilizando e compartilhando informações nas redes sociais, levantando o tema em seus grupos e buscando informações confiáveis sobre o assunto.
Fonte: CNBB.ORG
Av. Jerônimo de Albuquerque, 1100 - Bequimão
São Luís-MA - CEP 65060-645
Direitos Reservados 2006 - 2021 Faculdade Gianna Beretta