Quinta-feira - 09/03/2017 - 21:58hTE ÓRGÃOS
Sindicato dos Enfermeiros do Maranhão (SEEMA) é condenado na Justiça por calúnia e difamação
O sindicato utilizou a própria página no facebook para lançar as ofensas e ataques pessoais
Na última segunda-feira, 06/03, foi executada a sentença do Processo Judicial nº 0800004-24.2014.8.10.0013, que condenou o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão (Seema) a pagar indenização pelos danos provocados à honra e à imagem da professora Célia Rezende, diretora geral da Faculdade Gianna Beretta.
Conforme o Alvará Judicial nº 138/2017, expedido pelo 8º Juizado Cível de São Luís, o Seema foi condenado a pagar à professora Célia Rezende, a título de danos morais, a importância de R$ 10.242,67, nos autos do processo movido contra aquela agremiação sindical e a sua presidente, Ana Lea Coelho dos Santos Costa, por calúnia e difamação.
A ação judicial contra o Seema e Ana Lea Coelho dos Santos Costa foi motivada pela utilização reiterada e sucessiva da página do facebook do sindicato, a partir de julho de 2014, para publicar ofensas, calúnias e afirmações desrespeitosas contra a pessoa da professora Célia Rezende, então presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), por ocasião da campanha eleitoral para o plenário do órgão. Mesmo após decorridos meses do encerramento do processo eleitoral para o Coren-MA, o sindicato réu continuou a veicular as difamações.
“É certo que esta condenação judicial não terá a mesma repercussão que os ataques e ofensas que sofri tiveram, com centenas de comentários e compartilhamentos, mas, de algum modo, sinto-me tranquila porque a justiça está sendo feita”, afirmou a professora Célia Rezende, ao tomar conhecimento da decisão final da Justiça.
“Os danos que sofri jamais serão reparados, mas, não desisti de lutar porque queria provar que as pessoas não podem usar impunemente a internet, as redes sociais e, sobretudo, a estrutura e o poder de um órgão, criado com o único objetivo de defender e acolher a categoria - da qual também afinal faço parte - para atacar, ofender e denegrir a imagem dos próprios colegas de profissão”, completou ela.
Clique aqui e veja a decisão final e o alvará de execução da sentença judicial.
Av. Jerônimo de Albuquerque, 1100 - Bequimão
São Luís-MA - CEP 65060-645
Direitos Reservados 2006 - 2021 Faculdade Gianna Beretta